Postagem de quinta

Sobrevivendo ao "padrão" III - Narciso


James Franco beija James Franco no curta Fourteen Actors Acting:
A Video Gallery of Classic Screen Types,
dirigido por Solve Sundsbo. 

É um post de quinta que pode servir muito mais para os meninos. Cientes?
Ok, estamos evoluindo, mas precisamos urgentemente falar sobre uma característica que os homens manifestam: o narcisismo nas relações heterossexuais. Não necessariamente este termo pode significar o amor pela própria imagem física, mas de forma muito mais substancial e subjetiva, o Narciso se revela na afirmação do homem enquanto sujeito central da relação. Vou explicar melhor.
Durante estes últimos dias, tenho falado sobre narcisismo com algumas amigas.Tudo foi tomando forma mais definida... é como um filme que vai passando e você só entende as coisas no final, a diferença é que nesse caso o spoiler se torna essencial. Vamos lá!
Algo muito óbvio é sabermos que precisamos, enquanto mulheres, lidarmos com o machismo, mas só discutimos sobre assuntos que estão mais aparentes, como as agressões, questões políticas, econômicas, jurídicas e etc. Estamos nos esquecendo de alguns comportamentos que, embora um pouco obscuros e de difícil identificação, se apresentam como traços característicos de um cara que precisa sofisticar o machismo, porque as formas mais expressivas dele já afastam algumas mulheres do circulo de convivência. Para que fique um pouco menos estranha a forma que explico, seguem os tipos mais gerais que chegaram a mim sobre comportamentos narcisistas:

1.    Você pode ser uma antropóloga especializada em tribos do norte Sul - Africano, não importa, ele vai te corrigir ele sabe sobre tudo, mesmo se você estiver falando de um assunto “nada a ver” como “olha que legal esses colares africanos”. Não adianta, ele precisa problematizar e dizer “olha, essa cultura é assim e blah blah blah...”. Gente, ninguém tá ali defendendo uma dissertação de mestrado não, vai com calma, moço.
Certa vez um boy quis me ensinar o que era estética medieval quando eu lhe contei sobre uma música que havia passado para meus alunos do 2º ano ao introduzir o período histórico em sala de aula. Ele estudava Ciências Contábeis e nunca havia lido uma linha sequer sobre o assunto, a única coisa que ele conhecia ali era a letra da canção... fiquei perplexa quando ele me disse que eu estava fazendo tudo errado.
  
2.    O cara tá pouco se importando com você, mas precisa de alguém pra venerar o status dele. Ele vai te mandar uma foto na praia, comprando alguma coisa cara, selfie no carro com amigas, roupinhas de marca, comentar sobre o bônus no salário dele... mesmo que esteja há dias sem falar com você, não importa, ele precisa chamar atenção. Ele nem começa o assunto com uma certa normalidade... porque é lógico, a gente fala sempre “olha, quero saber tudo da sua vida com relação a status social, ok?”. Ele nem tenta estabelecer uma comunicação amigável. Ele é o ser referência, o ser adorado. Quando há uma relação já estabelecida, a coisa pode piorar. Cuidado, você estar casada com um Eduardo:



Ainda bem que a internet deixa a coisa mais divertida




3.   Cara que, de toda forma, mesmo quando a mulher demonstra não querer saber, fala do salário, das viagens, do carro...  - Hey, amigo, e daí? Deixa de bobagem! (Alguns colocam em aplicativos de encontros que o diferencial é que possuem carro, barba, que são engenheiros... é sério, esse é o diferencial).

4.    Ele transa olhando pro próprio corpo – Essa é a campeã de reclamações, narcisista autentico. Fantasias e comportamentos sexuais revelam traços ocultos da personalidade. Transar olhando pro próprio corpo pode significar que o boy faz  sexo só com ele mesmo, a menina é um mero objeto erótico... sad.

5.    Ele vai dizer no primeiro encontro que não quer ter filhos – porque, é lógico, quando a gente vê o boy pela primeira vez, já rola aquela vontade fulminante de transar sem camisinha e gerar trigêmeos. Imagina... isso é o que toda mulher quer né? Vai perder um cara assim? Não!
Amigo, menos, bem menos. Você não é isso tudo, aliás, no primeiro encontro nem sabemos quem é você, por favor!
Em toda a minha vida eu vi um ou dois caras dizerem que queriam ter filhos, e quando disseram era pra conquistar mulher, então, guarde seus espermas e suas palavrinhas pra você, isso pode estragar seu date. Nem todas queremos ser mães, e se quisermos, certamente o melhor não é com um cara que no primeiro encontro, ou até mesmo por mensagem de celular, já sai dizendo uma coisa dessas como se tivesse os genes do Einstein, mesmo se tivesse. Me poupe, se poupe, nos poupe.

6.    Ele vai dar uma de desconstruidão Yes, ele vai saber falar de feminismo melhor que você, mas o objetivo não é o mesmo que o seu. O carinha feminista ta em alta, é aquele que dá a desculpa quando pisa na bola dizendo “vocês mulheres estão me educando”. Amigo, sua mamãe não sou eu.

7.    Ele vai ser melhor que você em tudo, até no conhecimento sobre sua própria vagina – Sim, ele diz que “igual a você eu já peguei mais de cem”, ele sabe fazer uma mulher chegar às alturas e lhe dá uma aula de como tudo funciona, porque pra ele toda mulher é igual.
Ele sabe que, infelizmente, fingimos orgasmo? Precisamos parar com isso urgentemente, manas.

É claro que este comportamento nem sempre é reproduzido por todos e da mesma forma, esta é apenas a microvisão de uma mulher latina. Mas sim, a maioria tem nos tratado como se fossemos idiotas desesperadas por um boy, ou até menos que isso, porque “você pode gostar de Rita Lee, desde que tenha peitão e boceta, é o que gosto quando vou transar”. 
Não se trata de simplificar ou rotular os homens, mas de alguma forma fazê-los refletir sobre determinados comportamentos. A minha intenção tem sido, até o momento, falar sobre padrões de comportamento que precisam ser superados, por isso é necessário sim falar de machismo, força que ganha novas faces com as mudanças de hábitos, mas tão destrutivas quanto as formas antigas. 
Este narcisismo pode nem ser percebido pelas partes envolvidas, mas de alguma forma nós mulheres sabemos que está errado e, mais tarde, nos damos conta que caímos numa completa cilada. 
Comportamentos narcisistas também podem evoluir para a violência efetiva, isso vai depender de uma série de fatores. O mais importante é que tenhamos capacidade de reflexão e reciprocidade, que possamos detectar quando a relação existe para manter apenas a felicidade de uma das partes. Espero que melhoremos.

Beijos!



















Comentários